Maestrina Yara Gutkin

Yara

 

Yara Gutkin, nasceu em Madrid em 1986. Principalmente uma ávida pianista, também é maestrina, compositora e cantora.

Concluiu os cursos complementar e superior de piano respectivamente EMNSC e na ESART premiada como aluna de mérito. Obteve um Mestrado em Piano Performance com a mais alta classificação, na Universidade do Kansas, EUA. Na mesma universidade realizou estudos em composição e direcção de orquestra com David Neely e Kip Haaheim e trabalhou também como professora assistente de piano durante dois anos.

 

Em 2010 começou a sua carreira como maestrina em Barcelona onde foi professora do Coro Infantil e Coro femenino do Conservatori del Liceu de Barcelona.

Actualmente, é maestrina do Coro Infantil de St. Amaro de Oeiras (CISAO) e fundadora do Oeiras International Choir (OIC).

O seu mais recente prémio foi um concurso de índole mundial - 2012 Global Youth music Contest - promovido pela ONU, concedido juntamente com o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras com o arranjo da música "O Meu Planeta Azul", tendo sido a impulsionadora do projecto. Neste concurso o CISAO representou Portugal no mundo entre 138 países na cimeira mundial da terra Rio +20. 

Em 2013 foi galardoada por mérito processional pelo Rotary Club de Oeiras, pelo seu excelente valor artístico e notável trabalho e dedicação ao coro infantil de St. Amaro de Oeiras.